Biologia Comparada e Classificação

REINO PROTOCTISTA

O Reino Protoctista foi proposto em substituição ao Reino Protista, que originalmente continha apenas organismos exclusivamente eucariontes e unicelulares, como uma alternativa didática para receber uma grande quantidade de táxons eucariontes unicelulares e multicelulares que não se encaixavam na definição de animais, plantas ou fungos. É, portanto, um Reino artificial, isto é merofilético.

Os Protoctista apresentam variações nos ciclos de vida assim como na organização e nos padrões de divisão celular. Estudos recentes em microscopia eletrônica e biologia molecular (DNA) têm mostrado que os Protoctista são tão diferentes entre si que provavelmente serão classificados futuramente em vários Reinos. Alguns assemelham-se às plantas por realizarem fotossíntese, outros aos fungos por serem decompositores e outros ainda aos animais por serem consumidores heterótrofos.

Os organismos colocados neste Reino são basicamente aquáticos - marinhos, estuarinos, límnicos, mas também vivem em solos onde há umidade e em associações com muitos outros seres, inclusive com outros táxons de Protoctista. Grupos inteiros são exclusivamente parasitos.

Todas as algas - verdes, marrons e vermelhas - são provisoriamente consideradas Protoctista. Os grupos de algas verdes dentre as quais destacamos a alface-do-mar- Ulva, comum em praias rochosas do litoral brasileiro, são filogeneticamente relacionados com as plantas terrestres. As microscópicas Euglena, com ocorrência em diversos ambientes dulciaqüícolas, também são exemplos de Protoctista.

Entre os organismos que apresentam afinidades com os fungos, destacamos certas colônias marinhas transparentes de Labyrinthula, que vivem sobre algas macroscópicas. Em muitos livros de Zoologia são classificados como um filo de protozoários.

A classificação dos protozoários contida na maioria dos livros recentes de Zoologia agrupa em filos espécies com afinidades animais, mas também com fungos e com vegetais, sem a pretensão de refletir relações evolutivas, conseqüência da ainda escassa informação sobre os grupos. As formas com afinidades animais, incluídas em Protozoa, são numerosas, mas podemos citar entre os ciliados o Paramecium, entre os "sarcodina", a Amoeba e entre os flagelados, o Trypanosoma. Nesse grupo encontra-se o conhecido T. cruzi Chagas, causador da doença de chagas, com ampla distribuição nas Américas.

De qualquer forma as poucas filogenias propostas na atualidade são ainda muito incompletas, pois mesmo aquelas baseadas em seqüenciamento de RNAr (ácido ribonucleico ribossômico) estão longe de incluir uma boa amostragem dos numerosos grupos de Protoctista.

FIGURAS

Computação Gráfica: Ricardo Bertol Leturiondo

Solange Peixinho
E-mail: peixinho@ufba.br

|| Página Inicial | Filogenia dos Seres Vivos | Reino Plantae | Reino Metazoa ||